5

Iogurte Caseiro

Ultimamente tenho testado algumas receitas de iogurte, pois eu e meu marido adoramos tomar iogurte pela manhã ou no final da tarde. Essa foi uma das que mais gostei pela consistência e pelo sabor, mas com certeza em outras postagens irei compartilhar as outras receitas que testei.
 A principal vantagem do iogurte caseiro é que não contém conservantes e nem aditivos e os seus nutrientes não perdem suas propriedades com o processo industrial, é ótimo para combater infecções do sistema digestivo por conter milhões de bactérias vivas possuidoras de vitaminas do grupo B. Sua composição ajuda a equilibrar e fortalecer a flora intestinal e os micro organismos do sistema digestivo.


 Para essa receita iremos utilizar o forno e posso afirmar com certeza que dá muito certo! É só seguir direitinho os passos para ter um iogurte caseiro, feito com amor e muito saboroso.
Como iremos deixá-los no calor, apesar de não ser muito alta a temperatura, resolvi comprar esses vidros, pois fiquei com um pouco de receio de fazê-los em potes plásticos.


São apenas três ingredientes, um pouco de atenção e logo você terá um dos melhores iogurte que já experimentou, acredite!
Vamos lá?!

Iogurte Caseiro

 Ingredientes
  • 8 xícaras de chá de leite integral ou desnatado;
  • 1/2 xícara de chá de leite em pó;
  • 1/4 de xícara de chá de iogurte natural.


Em uma panela coloque o leite e o leite em pó, misture bem.


Misture até dissolver todo o leite em pó e sumir esses gruminhos da imagem abaixo.
Leve ao fogo, mas atenção, sempre mexendo para não formar pelotinhas e nem ferver, NÃO PODE ferver!
Caso você tenha um termômetro culinário, a temperatura para retirar do fogo é de 85 º Celsius, mas se não tiver o termômetro você deve ir colocando o dedo no leite e quando aguentar ficar uns quatro segundos é o momento de desligar o fogo.


Retire do fogo e mexa até o leite ficar morno. Com o termômetro a temperatura deve abaixar para 45 º Celsius ou até você aguentar ficar uns dez segundos com o dedo no leite.


Quando ficar morno, acrescente o iogurte natural. Caso seja a primeira vez que faz a receita, utilize um iogurte comprado e depois guarde sempre um pouco para a próxima receita. 😉
Misture bem, coloque em potinhos de vidro e leve ao forno dentro de uma assadeira com água bem morna, mais para fria do que quente.
Agora é que você precisará de um pouco de atenção e carinho com seus iogurtes.
Deixe no forno a 80 graus por cinco minutos, desligue o forno e deixe lá dentro por uma hora. Depois de uma hora ligue novamente a 80 graus e deixe mais cinco minutos, desligue e repita esse processo por mais duas vezes. Ao todo serão quatro vezes ligado a 80 graus por cinco minutos e uma hora descansando dentro do forno.


Depois desse processo, retire os vidros do forno e deixe descansando até esfriarem totalmente em um local seco e com pouca incidência de luz na sua cozinha.


Quando esfriarem totalmente estão prontos!
Leve-os à geladeira e consuma bem geladinho com castanhas, granola, mel ou o que preferir.



Essa receita eu aprendi com a linda Rúbia do blog Rubia Rubita Home; ela também tem um canal no YouTube ensinando diversas receitas e muitas artes, vale muito a pena conferir! 
O link da receita de iogurte é esse Iogurte Caseiro, lá ela ensina a fazer também com a panela Slow Cooker, caso você tenha.
A Rúbia tem sido uma inspiração de otimismo e fé pra mim!


É muito bom mesmo! Faz e me conta, combinado?
E para armazenar seu iogurte caseiro aproveita o site de cupons de desconto Cupom Válido para encontrar lojas de departamento que vendem os potes de vidro! O Cupom Válido é um site que reúne promoções e cupons de desconto com o objetivo das pessoas economizarem em suas compras pela internet.
Todas as promoções e cupons do site são distribuídos gratuitamente sem que precise fazer qualquer tipo de cadastro. Legal não é mesmo?
Você pode encontrar potes de vidro iguais ou parecidos com esses que utilizei e muitos outros utilitários para sua cozinha nos links a seguir.


Não deixe de acessar o site e nem de fazer o iogurte! 
Beijinhos de luz!

5 comentários:

  1. Uma opção super saudável!
    E nem é tão complicado de fazer, quanto eu pensaria!
    Qualquer dia experimento! Grata pela sua gentil visita, no nosso cantinho, em artandkits.blogspot.com
    Sempre que der, passarei por aqui, a espreitar as novidades!
    Beijinho! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!! Parece que vi uns pontinhos na Casa Daher...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi madrinha, gosto tanto de saber que vem aqui ler minhas postagens!
      É uma delícia esse iogurte, vale muito a pena fazer.
      Beijos, fica com Deus!

      Excluir
  3. Oi Juni!!! Que delícia!! Aqui também consumimos bastante iogurte, principalmente o Leonardo.
    Eu sabia de uma receita onde o iogurte teria que ficar aquecido, mas nunca imaginei que fosse para o forno! rerere
    Adorei os potinhos! Muito práticos!
    Que bela dica!
    Bom domingo!!!
    Bjinho!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações