10

Conserva de alcachofras


Conservas são ótimas opções quando encontramos algum alimento nas prateleiras a um preço acessível ou quando é época deste e queremos mantê-lo além do tempo de seu cultivo.
Encontrei mini alcachofras no varejão e não resisti quando vi que estavam com um preço bem convidativo - 2,99 a bandeja. Logo pensei em fazer conserva daquelas lindinhas que sorriam pra mim naquele momento!


Alcachofra - Cynara cardunculus subs. scolymus - é uma planta perene que floresce todo ano. Suas inflorescências são comestíveis apenas quando encontram-se em sua fase inicial. Natural das regiões sul do Mar Mediterrâneo, a alcachofra é um parente próximo do cardo comum, uma planta medicinal muito utilizada como antisséptico, anti inflamatório e diurético. Existem vestígios da alcachofra em estado natural na Tunísia; os egípcios e os gregos a conheciam na Antiguidade.


Seu nome vem do árabe al-kharshûf - planta espinhuda. Cynara vem do grego referindo a uma lenda de que Cynara seria uma jovem que havia rejeitado Zeus e que foi por ele transformada nessa planta.
É muito utilizada na medicina natural e na culinária é um ingrediente sofisticado; fonte de fibras e minerais seu consumo melhora a digestão e é um diurético natural.


Pensando em trazer aos leitores e visitantes do blog opções de presentes originais e feitos em casa para as festas de fim de ano, trouxe essa opção de conserva incomum e autêntica, capaz de surpreender pela beleza e sabor únicos. Espero que gostem!

Conserva de mini alcachofras

 Ingredientes

  • Mini alcachofras, cerca de 25;
  • Suco de um limão;
  • 1 litro de vinagre de maçã;
  • 7 dentes de alho;
  • 1 maço médio de manjericão;
  • 2 e 1/2 xícaras de chá de azeite de oliva de boa qualidade;
  • 2 colheres de sopa de orégano desidratado;
  • Sal à gosto.

 Modo de fazer

Lave as alcachofras e elimine as folhas externas mais firmes. Com uma tesoura, corte as pontas das folhas. Com uma faca, corte o talo rente a flor e coloque em uma bacia com 1 litro de água e o suco de limão. Deixe descansar por uma hora.
Após esse tempo escorra a água e seque bem as alcachofras com um pano limpo. Reserve.
Em uma panela leve ao fogo o vinagre, 1 litro de água e o sal, quando ferver acrescente as mini alcachofras e cozinhe-as por mais ou menos 25 minutos ou até ficarem al dente. Retire do fogo, escorra a água e deixe esfriar. 
Descasque os dentes de alho e reserve. Lave o manjericão, separe somente as folhas e seque-as muito bem com um pano ou papel toalha. Rasgue algumas folhas, reserve. 
Coloque em uma panela o azeite e leve ao fogo até aquecer. Junte os dentes de alho, o manjericão e o orégano. Mexa bem até os dentes de alho dourarem. Deixe amornar por uns dez minutos.


Arrume as alcachofras em um vidro esterilizado próprio para conservas. Despeje o refogado com o azeite de modo a cobrir todas as alcachofras. 
*Veja como esterilizar vidros clicando aqui.


Sirva com saladas, como antepasto antes das refeições, com massas ou arrume-as em vidros menores e presentei parentes e amigos.


 Aproveitem a primavera, época da colheita das alcachofras!
Antes de abrir a conserva ela dura até dois meses fora da geladeira, após aberto mantenha refrigerado e consuma em até duas semanas.
Beijinhos de luz!

10 comentários:

  1. Juni,
    Estamos te esperando,começou essa semana,ainda faltam 5.Tenho certeza que vindo de você só terá idéias lindas.Adorei a receita da conserva.Eu moro exatamente ao sul do mediterrâneo e tem muitas plantações de alcachofra perto de casa.Sempre compro enlatada e uso na salada.Mas vou provar sua receita.
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi será um prazer participar !!!!
      Devem ser lindas as plantações, adoraria um dia poder ver!
      Faz sim, você vai amar! Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Ju.
    Nunca comi alcachofra, por falta de oportunidade. E essa sua está tão linda, que a vontade de experimentar aumentou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tenho certeza que vai adorar! É uma delícia...
      Beijos.

      Excluir
  3. Boa tarde! Navegando em blog amigos cheguei até aqui e amei seu blog. Já estou seguindo. Deixo o convite para você conhecer o meu e se gostar seguir, ficarei feliz e grata. Abraços com desejos de uma tarde linda e um anoitecer feliz.
    Genilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que chegou até aqui Genilda! Volte sempre, será um prazer.
      Visitei seu blog e também gostei muito, obrigada pelo carinho.
      Beijinhos.

      Excluir
  4. Boa noite! Vim agradecer sua visita e por seguir meu blog. Seja sempre bem vinda! Volte sempre aquele cantinho é nosso. Abraços com desejos de uma noite de paz e um amanhecer feliz.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post, Juni!
    Desconhecia, por completo, que se fizesse esta conserva!
    Que sugestão fantástica! Beijjinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações