4

Como você está?


Todo ano nessa época a natureza traz esses frutinhos anunciando, para mim, a chegada do Natal.
Tantas coisas mudaram ao longo desses anos, pessoas queridas que se foram, bebês que chegaram e estão por chegar para alegrar nossas vidas, amigos que também partiram antes de nós. Os sentimentos tendem a ficarem mais intensos nessa época, acredito que por conta do poder do amor e ensinamentos de Jesus.
Inevitavelmente somos tocados por uma força Maior e que nos deixa mais sensíveis. Algumas pessoas têm a tendência de se deixarem levar por isso através de suas dores, enxergam as partidas como verdadeiras perdas e acabam depositando sofrimento, angústia e insatisfação com as festas de fim de ano.



Quem me acompanha no Instagram já viu estes últimos meses os stories mostrando essas frutinhas lindas que anunciam o  Natal.
Tenho falado um pouco por lá a respeito desse sentimento sobre as festas, como tenho ânimo e alegria para continuar festejando apesar de tantos pesares...


Mas você é espírita! Espírita celebra o Natal?
Espíritas sabem que muito provavelmente Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro... 
Teoricamente não haveria nada por comemorar, mas partindo do ponto em que a organização social do mundo material é feita através de dias, anos, horas e afins, não há nada de errado em estabelecer uma data, ainda que fictícia, para comemorar o nascimento do espírito mais perfeito que já pisou no orbe.
Espíritas não se impõe nada, não há nada proibido, o que existem são prioridades. 
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 1 Coríntios 10:23
Natal é o quê? Consumo, presentes? Se isso for o pensamento que gera sentimentos e ações dentro de mim e comandam as minhas celebrações, daí estarei equivocada, precisando refletir e transformar o que faço.
O problema não é a matéria que possuo, pois estou encarnada em um mundo material, preciso dessa matéria para viver, trabalhar, evoluir, crescer. O problema está no quanto a matéria me domina, toma conta das minhas ações, quais sentimentos ela gera dentro de mim. A posse? O orgulho? A vaidade? Cada um faz sua própria reflexão, pois esse é um exercício íntimo e intransponível.


Não se incomode se encontrar algo ruim, é natural. Somos todos iguais, eu também tenho minhas mazelas e luto diariamente para vencê-las e muitas vezes eu caio, desanimo. Jesus sabe de todas as nossas dificuldades e não se importa quanta vezes cairemos, porquê cairemos, Ele sabe que o caminho é esse. Jesus se preocupa com aqueles que não querem continuar, os que não têm vontade de se levantar mais. Preocupe-se caso esteja assim, procure ajuda, converse, porém, jamais desista.
Como você está? Partilhe comigo, meu caminhar é este, o de ouvir e tentar auxiliar. Não tenho a pretensão de mudar ninguém e nem curar nenhuma ferida, mas tenho a boa vontade e o bom ânimo em ser ouvidos para os que necessitam apenas desabafar, ser palavra aos que precisam de coragem e também, algumas vezes, quando Deus permite, ser a mão que ampara e apoia o irmão desalentado e desorientado. 



Não sou melhor que ninguém... Sou como você, apenas sinto que tenho esse compromisso... Ouvir, falar, abraçar, sorrir, acalentar.
Eu também vivo me equilibrando em uma corda fina e bamba, onde estão os meus pensamentos, sentimentos, onde encontro minhas memórias, recordações de tempos felizes e outros nem tanto... A vida é isso, existir é assim, caminhar tentando vencer as dificuldades e se utilizando das qualidades para sermos um pouco melhores do que tempos atrás.


E nessa época do ano, nós espíritas acreditamos no envolvimento energético do planeta, nessa união de pensamentos no bem, ainda que alguns poucos se entreguem a tristeza e ao desânimo, um grande número de pessoas unem-se em reflexões de carinho, tolerância, reconciliações, união e isso favorece a atmosfera energética de todos que se dispõe a abrirem os olhos da alma para enxergarem motivos de comemorar.
Comemorar de verdade, com a matéria sim, já disse, pois é necessária e primordial para nossa vida de encarnados, mas olhar além disso tudo, encontrar a beleza do momento que vivemos, exercermos a gratidão por tudo que temos, pelo que somos, pelas pessoas que estão a nossa volta, por Deus nos amar tanto, por ter enviado seu filho para nos ensinar o que é o amor verdadeiro, a caridade pura e simples, a humildade, a paciência.
Isso é Natal!



E quem sabe a gente consiga neste Natal manter todos esses bons sentimentos ao longo do ano, afinal, Natal é todo dia. Jesus é todo instante em nossas vidas e sempre há, sempre haverá motivo de comemorar sua vinda ao planeta. 
Esta é nossa maior dificuldade, mantermos os pensamentos elevados ao longo do ano, nos mantermos equilibrados na corda dos sentimentos que nos comandam, termos paciência e tolerância com o próximo sem nenhum pretexto de comemorar, de ser uma data especial...
Enxergar o simples e especial no dia a dia é o exercício que nos conduzirá cada vez mais próximos de Jesus e seus ensinamentos e nos aproximará do Pai!



Em cada pequena flor a oportunidade de um sorriso espontâneo e de agradecer por Deus ter criado a nós e todos os seres que compõe esse equilíbrio perfeito que nos auxilia e nos beneficia a todo momento.


E ainda que  não enxergues, aqui tens pequenas árvores de Natal sorrindo e te convidando a refletir sobre tudo isso, buscando dentro de si o que há de melhor a cada dia, todo dia.


A oportunidade de seguir os ensinamentos de Jesus estão em todos os acontecimentos de nossa vida e Deus está por toda parte.
Basta querer encontrá-lo!





E você? Como se sente nessa época? Partilhe seus sentimentos, esse é comprovadamente um exercício de transformação e melhoria do que há dentro de nós!



Feliz semana para todos nós!
Beijos de muita luz...

4 comentários:

  1. Concordo Juliana O Natal é todos os dias , está no coração de cada um.
    Sua reflexão é tocante.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde aprenda a costurar e modelar aqui:http://bit.ly/aprvenhaenderacortarcosturaremodelar faça vc mesmo sua própria renda.

    ResponderExcluir
  3. Juni lindas palavras compartilho delas
    Jesuscesra conosco sempre até nós momentos difíceis
    Eu agradeço todo dia por tudo
    E quando olho para esse planeta escola vejo que sempre temos algo a aprender
    E aprender depende de cada um...
    Gratidão amiga

    ResponderExcluir
  4. Belas fotos e que linda é a Natureza. Beijinho e Feliz semana.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações