Natal sem panetone não é natal, ou é?
Não sei, mas que panetone tem tudo haver com essa época, ah tem!
A origem do panetone é rodeada de lendas e muito incerta. A única certeza que se tem sobre onde surgiu essa delícia é a de que foi em Milão, Itália.
Os primeiros panetones que fiz eram horríveis! Sério gente, muito ruim mesmo.
Ao longo dos anos fui pesquisando daqui, espiando dali até encontrar uma receita que me parecesse confiável, segura e o melhor, muito, mas muito bem explicada.
Decidi testar e não é que deu certo? Ficou muito bom!!!
Então vamos a receitinha?
Panetone Caseiro
Ingredientes esponja
- 320 gramas de farinha de trigo;
- 190 gramas de água;
- 55 gramas de açúcar;
- 6 gramas de fermento biológico seco instantâneo.
Modo de fazer a esponja
Misture todos os ingredientes até formar uma bola. Transfira a massa para uma tigela grande, cubra com um pano e deixe fermentar por 2 horas em temperatura ambiente.
- 240 gramas de farinha de trigo;
- 50 gramas de água;
- 88 gramas de gemas;
- 4 gramas de fermento biológico seco instantâneo;
- 5 gramas de sal;
- 120 gramas de açúcar;
- 10 gramas de leite em pó;
- 110 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
- 160 gramas de frutas cristalizadas;
- 130 gramas de passas pretas;
- 40 gramas de casca de laranja cristalizada;
- raspas finas de duas laranjas e de dois limões taiti;
- 3 cubinhos de manteiga gelada - entre 5 a 10 gramas cada cubo;
- varetas de pipa ou palitos de churrasco;
- formas de papel próprias para panetone.
Modo de fazer
Na bacia onde a esponja passou as duas horas coloque a farinha, a água, o sal, o açúcar, o fermento, as gemas, o leite em pó e as raspas de limão e laranja. Bata devagar com as mãos por 3 minutos. Passados os três minutos acrescente a manteiga aos poucos. Continue sovando de 8 a 10 minutos.
A consistência da massa é mole mesmo, tenha fé que vai dar certo! Sove o tempo necessário, já aproveita pra fortalecer os braços.
Acrescente as frutas após os oito minutos e continue sovando até ficarem distribuídas igualmente na massa.
Cubra a tigela com um pano e deixe a massa descansar por 10 minutos.
Passados os dez minutos, divida a massa em 3 partes iguais, forme uma bola levemente e deixe descansar por 30 minutos, coberta com um pano.
Passados os trinta minutos, forme uma bola mais firme e coloque nas formas. Coloque as formas de papel em cima de uma assadeira retangular e cubra com um pano.
Deixe a massa crescer em temperatura ambiente e com umidade, para isso coloque as formas dentro do forno desligado, com a luz interna acesa. Coloque junto uma tigela com água quente na última grade.
Quando a massa crescer até o topo da forma, retire do forno e pré - aqueça a 180 graus. Faça levemente um corte em X na superfície da massa usando a ponta de uma faca bem afiada. Coloque o cubinho de manteiga gelada no centro do corte.
Leve os panetone ao forno e asse-os até o topo ficar bem dourado. Se começar a escurecer demais e o panetone ainda não estiver totalmente assado, reduza a temperatura para 160 graus.
Assim que retirar os panetones do forno, insira palitos de churrasco no funda da forma, com eles ainda quentes ok? Coloque-os imediatamente de cabeça para baixo usando duas cadeiras como apoio. Deixe-os pendurados por no mínimo quatro horas antes de servir.
Isso vai impedir que o seu panetone murche e fique com aquele morrinho em cima como os comprados prontos.
Considerações:
Não substitua a manteiga por margarina, o resultado não será o mesmo.
Você pode substituir as frutas pela mesma quantidade de gotas de chocolate.
Não use essência, pelo amor de Deus!!! É um panetone caseiro, pra que colocar uma essência, algo artificial em um panetone tão maravilhosamente caseiro destes?
Eu fiz as minhas uvas passas e frutas cristalizadas, mas é um processo bem demorado, então, utilize as compradas mesmo, massss se no próximo natal você se animar acesse este link que eu ensino a fazer uvas passas.
Hidratei as uvas passas no licor de laranja por cerca de vinte minutos.
Em alguns panetones coloquei castanhas de caju, castanhas do Pará e macadâmias cortadas bem pequenas. Substitui pelas uvas na mesma quantidade.
Sobre a água estar em gramas, utilize um copo medidor e coloque água até a medida de gramas, não precisa converter nada, é só colocar a água medindo em gramas, como se fosse farinha mesmo, certo?
Todas as medidas estão mais que corretas, não precisa de um grama a mais de farinha ou água, ok? Pese ABSOLUTAMENTE tudo! E depois me conta o resultado.
Delícia não é mesmo?
Quem quiser conferir o site em que encontrei essa receita maravilhosa é o Tacho da Pepa. Lá você encontra a imagem de como colocar o panetone de cabeça pra baixo.
Gente, eu sei que é muito mais fácil comprar pronto, mas pra quem gosta de cozinhar vale muito a pena construir memórias e como a Pepa diz, criar sua própria tradição. Isso é mágico!
E você, já fez panetones? Tem uma receita especial de final de ano? Conta pra mim, amo ler os comentários.
Beijinhos de muita luz nessa semana que antecede o Natal!
Ju, comecei a fazer panetone ano passado. E,.como os seus primeiros, os meus também não ficaram bons. Comi você fez, também fui testando aqui e ali. O site Panelinha e o Receitas de Pai foram os que fiz e deram super certo. Também usei as varetas. Mas esse ano resolvi não usar e ficaram bons, sem ficar afundados. Os seus estão com um aspeto ótimo. Bjs
ResponderExcluirComento pelo celular e sempre como palavras. Perdoa-me. Difícil digitar nessa titica de teclado, não?
ResponderExcluirOi Juni, nós também encontramos esse problema, tem gente que não posta a receita exata e as vezes tivemos que descartar o alimento de tão ruim que ficou.
ResponderExcluirObrigada por citar a gente.
Beijos,Vi
Aprenda de uma vez por todas tudo sobre Fabricação, Embalagem e Conservação dos Cupcakes que mais vendem.
ResponderExcluirUm passo a passo Completo que irá fazer de Você um Profissional Especialista em Cupcakes.
COMECE AINDA ESSA SEMANA, MESMO SEM EXPERIÊNCIA E POUCO PARA INVESTIR.
Acesse agora mesmo http://bit.ly/MundoDosCupCakes