Dente-de-leão, uma planta considerada erva daninha e presente na memória infantil da maioria de nós. Quem nunca assoprou aquela bolota repleta de sementes e fez um pedido?
De nome científico Taraxacum officinale recebe diversos nomes populares como chicória-silvestre, serralha, alface-de-cão, soprão, chicória-louca, dente-de-leão-dos-jardins entre tantos outros.
Provavelmente você já ouviu falar da serralha na salada de pessoas mais velhas ou você mesmo já tenha provado as folhas cruas em alguma salada despretensiosa. Mas o dente-de-leão não se limita somente a salada, podendo ser consumida refogada, incrementando massas, molho pesto, geleias e por onde sua imaginação permitir.
É considerada popularmente como uma das melhores plantas diuréticas assim como auxiliar no tratamento de transtornos digestivos, problemas no fígado, pâncreas e alterações na pele.
De acordo com um estudo realizado na China em 2011 , o dente-de-leão também pode auxiliar no tratamento da gripe. Chás com mais de 15mg/ml de dente-de-leão parecem eliminar o vírus influenza do organismo. Porém, é importante que o consumo do chá de dente-de-leão seja complementar ao tratamento indicado pelo médico, pois assim é possível garantir a eliminação do vírus e favorecer a recuperação.
Aqui em casa temos o dente-de-leão aos montes nascendo pelos pastos e estradas afora. Particularmente amo essa florzinha amarela ensolarada na porta da minha cozinha.
Procurei por receitas e outras formas menos tradicionais de utilizar a planta tão rica em vitaminas, flavonóides, lipídeos e tantas outras composições capazes de auxiliar o organismo humano.
Encontrei aqui neste site uma maneira diferente, divertida e deliciosa de utilizar as flores da serralha. Um xarope escandinavo delicioso que pode ser consumido com panquecas, waffles, sorvete, panacota, pudim e até como calda de bolo.
Jan Berry recebeu a receita original de uma leitora da Dinamarca. Você pode conhecer seu blog clicando aqui
Xarope escandinavo de dente de leão
Ingredientes
- Cerca de 50 flores de dente-de-leão - certifique-se de utilizar apenas as pétalas amarelas, utilize uma tesoura para cortar o verde;
- 500 gramas de maçãs verdes picadas;
- 1 litro de água;
- Mais ou menos 500 gramas de açúcar;
- suco de 1 limão;
- Opcional: 1 talo de ruibarbo (eu não tinha, então deixei de fora)
"As vezes a felicidade está batendo na sua porta, mas você está no quintal procurando pelo trevo de quatro folhas!"
Eu não sabia que o dente-de-leão era considerado uma erva daninha ~ e nem que dava para comer! Que interessante esse xarope, adoraria experimentar um dia. :)
ResponderExcluirA Natureza é surpreendente não é mesmo?
ExcluirVou ver se consigo achar.
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirNa infância, brincávamos muito com essas plantinhas,mas não sabia de tantas utilidades....
ResponderExcluir