0

17 espécies de plantas para ter dentro de casa

 De acordo com a NASA observar as pétalas da violeta africana acalmam e tranquilizam. A espécie Saintpaulia ionantha é capaz de causar um pequeno estímulo para a liberação de adrenalina em nosso corpo, que aumenta a oxigenação, ajudando no relaxamento.

Além disso, algumas espécies de plantas são capazes de liberar umidade em sua transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais úmido e agradável.

E não fica só nisso não, elas inspiram a criatividade com suas cores, formas e texturas, algumas são capazes de limpar o ar e minimizar alergias além de ajudarem na decoração e manterem o stress bem longe da sua casa.

Que tal?

Vamos conhecer algumas espécies que trazem todos esses benefícios além de alegrar o ambiente e te ajudar a ser feliz?

1. Peperômia

São plantas fortes e não exigem muita manutenção. Quando está na natureza é encontrada em locais úmidos e de pouca luminosidade. Há mais de 1000 espécies, porém, selecionei três tipos mais comuns para você.

Peperômia de oração - Peperomia dolabriformis 


É uma suculenta peruana, podendo ser epífita ou terrestre, ou seja, é capaz de se fixar em outras sem estar na terra, contudo não agride ou compromete o desenvolvimento da planta na qual está fixada. Os caules tornam-se lenhosos com o seu envelhecimento. Tem a necessidade de regas como qualquer outra peperômia suculenta. Recebe esse nome devido as folhas terem formato de oração em súplica.

Peperômia variegata - Peperomia obtusifolia variegata


É nativa do México, América Central e Estados Unidos. Epífita, cresce lindamente em troncos de árvores ou também faz bonito em vasos suspensos. Cresce mais rápido se estiver em um ambiente com luz indireta. Também é uma suculenta, portanto cuidado com as regas excessivas.

Peperômia cupido - Peperomia scandens

Chamada também de peperômia filodendro é uma epífita, pendente, muito linda e com folhas que lembram corações.

Assim como a maioria dos tipos de peperômia, essa opção prefere ambientes com meia-luz. Ela até gosta de viver em jardins e espaços abertos, desde que fique sempre na sombra. Não tolera geadas.

2. Clorofito  - Chlorophytum comosum

De fácil cultivo é ideal para vasos suspensos e ambientes internos, podendo também ser cultivada em ambientes externos. É conhecida por purificar o ar e aumentar a quantidade de oxigênio nos ambientes.

Aqui você pode conferir como plantar o clorofito e a jibóia para ter em um dos cômodos iluminados da sua casa!

3 - Jibóia - Epipremmum pinnatum


Versátil adequa-se como pendente, trepadeira, forração, vaso com terra ou recipiente com água. 

As cores variam do verde mais escuro ao rajado mais claro até o verde dourado. Bastante vistosa tem a habilidade de se apoiar sobre blocos de substrato. Suas folhas brilhantes se alteram de acordo com a maturidade da planta, inicialmente pequenas, sem variegações ou recortes, com o crescimento tornam-se grandes, variegadas e algumas vezes recortadas. É uma das poucas trepadeiras para utilização à meia-sombra.


Para ter uma folhagem sempre bonita e crescimento rápido, deve ser plantada em substrato rico em matéria orgânica e receber regas periódicas. Pode também ser cultivada a pleno sol, mas deve-se cuidar para apoia-la sobre árvores, pois corre o risco de sufocar a planta suporte. Tipicamente tropical, não tolera geadas e frio intenso. Multiplica-se por estaquia.

4 - Dinheiro em penca - Pilea nummulariifolia


Conhecida no Feng Shui por atrair prosperidade é uma excelente opção para ambientes internos ou externos. É muito utilizada como pendente mas pode ser uma ótima opção como forração.

Pertence à família Urticaceae, sim você leu certo, essa bonitinha é da família das urticárias e nem todas urticárias queimam, essa é um belo exemplo disso.

Perene, compacta, com inflorescências diminutas, esverdeadas, disposta em racemos auxiliares, sem importância ornamental.

Não tolera frio rigoroso ou geadas, deve ser cultivada a meia sombra, sob a luz filtrada da copa de uma árvore, mas nunca a sol pleno.

O solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. Na primavera e verão adubar frequentemente com NPK 10-10-10. De crescimento rápido, deve-se manter a poda para manter o controle.

5 - Tostão - Callisia repens


Nativa do México sendo comum da América Central até a América do Sul. É comum em áreas de caatinga em regeneração.

É excelente para cultivos em interiores, porém, é versátil também em áreas externas como pendente, trepadeira ou forração. Pode ser invasiva, para isso mantenha as podas em dia.

As regas devem ser frequentes e as adubações podem ser feitas com NPK 10-10-10 a cada 3 meses.

6 - Filodendro - Philodendron


Nativa do Brasil e América Central é uma planta tropical com mais de 160 espécies e um grande número de variedades. Com suas folhas brilhantes e resistentes dão um charme ao ambiente interno e externo podendo ser utilizada até como cerca viva, dependendo da espécie.

O solo deve ser rico em matéria orgânica e as regas devem ser feitas com frequência. É uma planta que gosta de umidade e de calor, não suportando frio intenso ou geadas.

7 - Zamioculca - Zamioculcas zamiifolia


Planta de sombra é ideal para quem mora em apartamentos. De cor vibrante, caule grosso e folhas com um verde escuro brilhante lindo.

Muito resistente devendo ser regada apenas 2 vezes na semana, dependendo da temperatura e da umidade do local.

Acredita-se que é capaz de filtrar as energias negativas, atraindo proteção, sorte e prosperidade. sendo conhecida como a planta da fortuna.

É importante salientar que a zamioculca é uma planta tóxica, devendo ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação.

8 - Maranta - Maranta 'Kerchoveana'


Planta de florestas tropicais deve sempre ser cultivada à sombra, sendo assim, excelente para ambientes internos.

É exigente com as regas que devem ser constantes, pois gosta de umidade. A terra deve estar sempre bem adubada pois é uma planta de florestas tropicais e o solo em que vive em seu habitat é rico em matéria orgânica.

As plantas dessa classificação apresentam folhas incrivelmente estampadas, com uma riqueza de cores e texturas, sendo esse o principal diferencial das marantas. 

9 - Lírio da paz - Spathiphyllum wallisii


Planta ornamental muito bonita por florescer em ambientes internos. É sensível a variação brusca de temperatura e também à falta de água, porém, fique atento, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes.

Tantos suas folhas como flores chamam a atenção, as folhas pelo verde brilhante e as flores pelo branco puro e formato diferenciado.

Em áreas externas deve ser cultivado à sombra formando lindas bordaduras ou maciços isolados.

A terra deve estar sempre adubada com matéria orgânica ou adubo NPK 10-10-10.

10 - Sansevieria 

É associada ao poder de cortar energias negativas como inveja, olho-gordo e mau-olhado. Atualmente são classificadas entre 130 e 140 espécies e cultivares do gênero.

São fáceis de cuidar e não exigem muita atenção, suportando longos períodos de estiagem. Cuidado para que as pontas não sejam danificadas, pois podem parar de crescer.

Por ser uma planta tóxica mantenha longe de crianças e animais de estimação.

Entre tantas espécies, trago aqui uma das quatro mais comuns no conhecimento popular. 

Espada de São Jorge - Sansevieria zeylanica


Uma das mais populares, possui folhas verdes escuras rajadas. Rústica requer poucos cuidados, versátil pode ser cultivada a sombra, meia sombra ou sol pleno. Tolera longos períodos de estiagem.

Faça a adubação na primavera e terá inflorescências perfumadas e que duram um longo período. Cuidado para não regar em excesso, pois as raízes apodrecem com o substrato sempre úmido.

Pode ser cultivada também em jarros com água.

Espada de Santa Bárbara - Sansevieria trifasciata


Linda e imponente têm as folhas rajadas com as bordas amarelas. Têm as mesmas características da espada de São Jorge, portanto devendo manter os mesmos cuidados. Apenas atente-se para essa espécie sob sol pleno, pois podem perder o amarelado das bordas, seu diferencial.

Lança de São Jorge - Sansevieria cylindrica


É uma suculenta de origem africana, possuem folhas cilíndricas verde escuro em formato de lança, daí o seu nome.

Suas inflorescências são perfumadas e têm pouco valor ornamental.

A propagação é feita através da propagação da planta. Utilize um subtrato para cactos, pois é preciso que a drenagem seja rápida. As regas devem ser bem espaçadas, pois como qualquer suculenta armazenam muita água em suas folhas, sendo assim, o apodrecimento da planta por excesso de umidade deve ser um ponto de atenção.

Cochonilha e ácaros são os invasores mais comuns nesse tipo de sansevieria, caso sua planta seja atacada por este tipo de praga faça uma aplicação de 10% de álcool para 90% de água e remova os ácaros lavando as folhas com água e uma bucha macia.

Mini espada - Sansevieria Hahnii


De crescimento bem lento essa espécie se dá melhor em locais sombreados, queimando suas folhas sob sol pleno.

Solo bem drenado, regas espaçadas e adubação a cada 4 meses essa espécie não necessita de grandes cuidados.

Por ser de porte pequeno é ideal para ambientes com pouco espaço.

11- Singônio - Syngonium podophylum


Versátil pode ser cultivada em terra ou água, podendo ser utilizada como pendente, forração ou trepadeira. Não tolera falta de água, sendo assim, o substrato deve estar sempre úmido.

Cuidado, pois produz uma seiva leitosa tóxica!

De folhas variadas em suas cores é uma forração ótima para jardins públicos dando um ótimo visual com suas cores e texturas diferenciadas.

O mais interessante do singônio é o fato de suas folhas mudarem de formato ao longo dos anos, para isso é preciso ter calma. Na fase jovem são semelhantes a corações ou flechas, os botânicos chamam esse formato de saginato. Com o passar dos anos o singônio apresenta folhas mais escuras e muito recortadas sendo quase irreconhecível à fase jovem.

Por ser uma planta de clima tropical gosta de umidade e sombra, de crescimento rápido deve ser podada com frequência, caso contrário, subirá nas árvores mais próximas, muros ou cercas. Suas raízes aderem ao tronco das espécies maiores, porém, não sugam nada delas, ou seja, essa folhagem não é uma parasita.

No inverno a planta entra em estado de dormência, sendo necessário regar apenas para não deixar o solo secar completamente. No verão, em seu habitat natural produz pequenos frutos. 

Para sua propagação basta retirar um galho com pelo menos um par de folhas e cerca de 4 centímetros da ponta do ramo, mantendo as raízes em um recipiente com água. Tão logo as novas raízes surjam, a mudinha estará pronta para receber casa nova.

Nesse vídeo você confere mais imagens e muitas dicas para ter plantas em espaços pequenos, interiores ou exteriores.

Espero que depois dessas dicas você possa ter sua plantinha ou dentro de casa ou em uma varanda que recebe o sol da manhã ou até em uma sacada que tem os últimos raios de sol da tarde iluminando seu lar.

Beijinhos e até a próxima!



0 comentários.Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações