1

Papo de Anjo! Leve, suave e delicado!

 Assim como a maioria das sobremesas feitas a partir de gemas de ovos, o papo de anjo é uma sobremesa típica portuguesa. Entre os séculos XVIII e XIX o país se tornou o principal produtor de ovos da Europa e isso fez com que fossem criadas receitas para aproveitar a fartura dos ovos.

Feitos a partir de gemas de ovo batidas, assadas e curtidas em uma calda perfumada de açúcar e especiarias, juntamente de licores ou outras bebidas a seu gosto, os papos de anjos são irresistivelmente delicados e saborosos.

A criação da sobremesa teria origem das freiras portuguesas entre os séculos XIV ou XV. As freiras utilizavam um grande número de claras de ovos para engomar as roupas e hábitos monacais, ocasionando assim uma quantidade excedente de gemas.

Não é por acaso que muitos nomes de doces portugueses são inspirados na fé católica como a barriga de freira, toucinho do céu, fatia-de-bispo, pão-de-ló e o papo de anjo. Você já tinha parado para pensar a respeito?

O destino de tanto doce feito pelas freiras era a venda nos vilarejos, além claro de servir como alimento para os próprios religiosos. Com o passar do tempo a tarefa de cozinhar os doces passou das freiras para as mulheres, que eram criadas dentro dos conventos. Muito rápido os tais doces de ovos passaram a ser a fonte de renda em muitas vilas no interior de Portugal e logo começaram a chamar a atenção nas cidades maiores. Celeremente foram parar nos restaurantes de Lisboa, do Porto, de Setúbal e de Guimarães. Daí foi um passo para ganharem o mundo!

Não sei porquê mas eu acho essa receita a cara da Páscoa! Claro que você pode fazê-la em qualquer data pois são uma delícia, leves e delicados com o sabor suave da calda, são perfeitos para a sobremesa do almoço de domingo!

Vamos então a receita?

Papos de Anjo

 Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de água;
  • 3 xícaras de chá de açúcar refinado;
  • 5 cravos;
  • 1 pedaço de canela em pau;
  • 2 colheres de chá de vinho do Porto;
  • 6 gemas;
  • manteiga para untar.
 Modo de fazer

 Coloque em uma panela a água, o açúcar, o cravo e a canela. Dissolva bem o açúcar, leve ao fogo e deixe ferver sem mexer por 2 minutos. Junte o vinho à calda, que ainda estará bem rala. Deixe amornar.
 Aqueça o forno a 160º. Unte com manteiga entre 14 a 16 forminhas médias de empada - eu untei 19 mini forminhas e 4 médias.
 Com a batedeira bata as gemas por 5 minutos, até obter um creme claro, fofo e encorpado. Atenção para o ponto: levante o batedor, deixe o creme cair e vigie se ele faz como o desenho de uma fita que demora um pouco para desaparecer.
  Preencha as forminhas com o creme a borda - ele cresce no forno, mas não transborda. Asse-os em forno baixo por 30 minutos.
 Retire a assadeira do forno, espere 1 minuto e desenforme com a ajuda de uma faca.
 Coloque os papos numa compoteira e regue com metade da calda. Aguarde 5 minutos e cubra com a calda restante. 
 Deixe o doce repousar em temperatura ambiente de 6 a 24 horas antes de servir, uma vez que eles absorvem a calda somente com esse tempo. 
 Mais um segredinho: Quando os papos não estiverem mais boiando eles estão prontos para saborear.
 Para que eles não ressequem na parte de cima, de tempo em tempo, vire-os ou regue cada um com um pouco de calda, mas cuidado pois são muito frágeis.
 Como são muito leves e delicados, o ideal é servi-los em temperatura ambiente, pois se levados à geladeira ficam muito pesados.
 Consuma em até 28 horas depois de fazer! ;)



"Os planos de Deus são justos e perfeitos, tenha confiança!"



Beijinhos de luz e até a próxima!




 

Um comentário:

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações