0

Como preparar uma mesa de antepastos para sua Ceia

 

Sempre tive o costume de servir antepastos antes da Ceia de Natal e de Ano Novo, já é uma tradição e o meu caçula sempre fica curioso para saber o que terá.

Gastronomia é História , Cultura e vai muito além do que podemos imaginar; os antepastos, por exemplo, são petiscos servidos antes das refeições principais, no entanto, seu significado histórico é bem maior do que pensamos, são considerados profundamente importantes em muitos países, principalmente na Itália, de onde vem a sua origem.

Antipasto ou antipasti no plural em italiano significa na íntegra "antes do prato", ou seja, é uma referência as pequenas porções consumidas antes do prato principal.

Tudo teve início na Itália Medieval com o intuito de provocar o paladar das pessoas e criar a vontade de saborear a refeição que estava por vir. 

Essa tradição ainda é tão forte que a constituição dos antepastos é bem parecida com as do passado. De um modo geral, o preparo de um ou mais antepastos permitem que a nossa imaginação flua, porém, alguns passos podem ser seguidos para garantir a organização e o sucesso de sua Ceia.

Carne

Escolha entre duas ou três variedades de carnes ou embutidos como salame, presunto, lombo ou peito de peru. Corte-os em fatias finas ou cubos padronizados, garantindo harmonia e beleza para sua mesa.

Queijo

É muito importante a escolha do queijo para o sucesso de uma composição de mesa de antepastos, portanto, tenha com atenção. Escolha aquele que mais combina com a carne que você selecionou.

Alguns exemplos para te auxiliar:

Salame combina com muçarela, parmesão, brie, provolone e gorgonzola, peito de peru ou de frango tem sabor mais delicado e combinam com queijos cremosos como camembert ou de ovelha.

Guarnição

Guarnição é todo alimento que complementa um prato e o torna ainda mais bonito. Para um antepasto castanhas, frutas frescas ou secas e saladas são uma ótima opção.

O Pão

Os pães são de fundamental importância no consumo dos antepastos, pois auxiliam na degustação de geleias, chutneys e queijos cremosos  além de permitirem que você utilize a imaginação montando brusquetas e canapés.

Abuse dos tipos de pães escolhidos. Australiano, italiano, pães recheados, torradas, pães integrais formam uma bela composição na sua mesa.

Lembre-se que comemos primeiro com os olhos!

Providencie uma tábua própria para o corte dos pães que forem servidos inteiros para que seus convidados sintam-se a vontade.

Quais ingredientes comprar

Nozes

Azeitonas

Cogumelos

Embutidos

Queijos

Pães

Vegetais como berinjela, cenoura, brocólis

Frutas frescas como morango, cerejas, damascos e uvas

Frutas secas como damasco, tâmaras e ameixas

Pistache

Amendoim

Castanha de caju

Castanha do Pará

Geleias

Chutney

Queijos cremosos como requeijão, creme de ricota

Estes são alguns dos ingredientes que você pode providenciar para compor sua mesa de antepastos.

Eu gosto muito de fazer mousses salgadas para compor a mesa e serem saboreados com os pães e torradas além de terrines e geleias caseiras.

Trouxe uma receita bem simples e que faz muito sucesso por aqui, Mousse de alho.

Mousse de alho

 Ingredientes

  • 24 gramas de gelatina incolor sem sabor;
  • 120 ml de água;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 300 gramas de creme de leite sem soro;
  • 250 gramas de maionese;
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado;
  • óleo de coco ou azeite para untar a forma.

 Modo de fazer

 Hidrate a gelatina na água e dissolva no microondas. No liquidificador bata o alho, o creme de leite, a maionese e o queijo parmesão.Acrescente a gelatina dissolvida e bata por uns 3 minutos.
Coloque em uma forma untada com azeite ou óleo de coco, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 6 horas até firmar.
 Desenforme a mousse, decore como preferir e está pronta!



Beijinhos e até a próxima!

0 comentários.Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações