1

Um amor milenar


 A fascinante influência que o cavalo exerce na mente humana marca contribuições históricas na vida e evolução do mundo como principal recurso em batalhas, como meio de transporte e no trabalho no campo.
 No mundo moderno, em pleno século XXI, qual a finalidade em investir tempo, dinheiro e energia para manter um cavalo e montar? Há séculos encontramos respostas para essa dependência e relação entre homem - cavalo, pois a necessidade humana de zelar e permanecer com o animal era de extrema importância e do cavalo o homem dependia para que sustentasse seu trabalho, suas conquistas e sua segurança. Mas hoje, com tanta tecnologia e facilidades nas áreas de transporte, trabalho e lazer, o que poderia explicar essa forte e duradoura relação entre homem e cavalo?
 A psicologia pode auxiliar para que possamos encontrar a resposta deste questionamento, pois é uma ciência que busca compreender o comportamento humano e os processos psíquicos, interpretando imagens e símbolos mentais, pensamentos, fantasias, dramatizações, sentimentos e atitudes.
 Na presença do cavalo é possível observar manifestações ligadas às questões psicológicas da personalidade da pessoa com relação à motivação, aprendizagem, funcionamento do sistema nervoso, agressividade, maneira de se relacionar e de se comportar perante as frustrações e traumas.  


 O cavalo é uma importante ferramenta na vida humana, proporcionando estímulos diversificados e sem sombra de dúvidas de extrema relevância na vida de muitas pessoas. Historicamente o interesse do homem pelo cavalo tem início na época das cavernas, onde o cavalo era caçado pelo homem que buscava alimento e vestimentas.
 Qual a necessidade atual em manter um cavalo para montaria? A teoria da hierarquia das necessidade de Maslow, talvez, possa explicar o vínculo perpetuado e quase infinito de dependência entre o homem e o cavalo nestes cinquenta mil anos de história.


 Na relação com o homem, o cavalo supre até hoje todas as necessidades descritas por Maslow; na base da pirâmide está a necessidade fisiológica e, infeliz e lamentavelmente, ainda existem lugares no mundo onde o homem consome a carne do cavalo; na próxima necessidade encontramos a segurança, e neste caso o cavalo ainda é utilizado em centenas de países como serviços de Guarda Montada. Mais acima Maslow coloca na pirâmide de necessidades humanas o amor e o relacionamento, envolvendo família e amizade, aqui podemos compreender como maneira de ser perante o outro e nisto o cavalo é uma excelente ferramenta de socialização e despertar humano. No topo da pirâmide temos estima e realização pessoal, suscetivamente. O que falar de auto - estima e realização quando estamos lidando com a montaria?    


 É exatamente no topo da pirâmide das necessidades de Maslow onde me encontro com relação aos cavalos e é aqui que eu começo a contar uma história muito particular e que guardo por anos dentro do meu coração, sendo uma surpresa há pouco tempo descoberta pelo meu marido e que agora, compartilho com todos que por aqui passam...


 Porém, para não ficar uma leitura extremamente extensa e cansativa, irei parar por aqui e no próximo post contarei sobre isso...







 Beijinhos doces...

Um comentário:

  1. Olá querida,eu amo cavalos!
    Fiz equitação e amava,parei por conta do acidente!
    Desde menina eu montava no cavalo na fazenda de papai!
    Lindas imagens,beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Arquivos