O consumo de chás é um hábito desde a Antiguidade por causa de suas propriedades imunizantes e diversos outros benefícios, principalmente pelas culturas orientais.
Dependendo da erva utilizada os benefícios podem ser de relaxamento melhorando a qualidade do sono e reduzindo o estresse, pode também ser desintoxicante, antioxidante, antialérgico, antibacteriano, antiviral, anti-inflamatório, entre outros benefícios.
Atualmente o consumo de chás está mais acessível pois em supermercados e até mesmo em drogarias podemos encontrar diversos tipos de chás para muitas finalidades. Mas cuidado, o uso indiscriminado de chás pode trazer efeitos indesejados de acordo com o organismo de cada pessoa.
Claro que não estamos falando do chazinho de camomila ou erva-doce antes de dormir e sim de chás compostos com diversas ervas prometendo a cura de doenças, o emagrecimento e até o ganho de massa muscular!
Ter em sua casa alguns tipos de ervas de fácil cultivo é uma opção saudável para ter aquele chazinho sempre a mão e de forma natural e benéfica para sua saúde, pois além do consumo você terá a chance de interagir com a plantinha e colocar as mãos na terra, o que sabemos ser uma excelente atividade contra o estresse da rotina diária.
1. Hortelã - Mentha sp.
Com seu sabor refrescante a hortelã não se limita ao chá, você pode utilizar para fazer sucos, geleias, molhos e drinks.
Deve ser cultivada sozinha em vasos ou jardineiras a sol pleno. Para plantá-la basta retirar uma estaca da planta mãe e fixá-la em terra adubada e rica em matéria orgânica. Não tolera falta de água, portanto, fique de olho e não deixe faltar água.
Seu chá é digestivo, descongestionante, anti-inflamatório e analgésico.
2. Cavalinha - Equisetum sp.
Plante-a em vasos de terracota vermelha um pouco mais fundos e não descuide das regas, pois ela é exigente quanto a falta de água. Cuidado com a adubação do solo, prefira uma terra simples com uma parte de areia grossa, pois a cavalinha pode se revelar tóxica em solos muito adubados dada a sua capacidade de absorção de nitratos e selênio do solo.
Para fazer o chá ferva 200 ml de água e acrescente 1 colher de sopa de cavalinha fresca picada, abafe por 5 minutos, coe e tome.
3. Mil-folhas - Achillea millefolium
Plante-a em jardineiras junto de outras ervas que gostam de sol pleno, porém, pode suportar meia-sombra.
Suas propriedades são adstringente, anti-inflamatória e para uso tópico contra caspas.
Para fazer o chá utilize 200 ml de água fervendo e 1 colher de chá de mil-folhas. Deixe descansar 3 minutos, coe e beba.
Para caspas faça uma infusão com 15 gramas da erva mil-folhas em 1 litro de água. Massageie o couro cabeludo com a infusão. Enxague normalmente.
4. Alecrim - Rosmarinus officinalis
Suas propriedades são antissépticas, calmante e tônica.
Suas folhas secas e amassadas são cicatrizantes sobre feridas abertas.
5. Melissa - Melissa officinalis
Suas propriedades aliviam a ansiedade combatendo a insônia, trata herpes e melhora a função cognitiva além de fazer bem para a digestão.
6. Manjericão - Ocimum basilicum
Prefira vasos de médio porte para o manjericão. Deve ser cultivado a sol pleno e com boa umidade da terra que deverá ser rica em matéria orgânica.
Para fazer o chá coloque 1 colher de chá de manjericão para cada xícara de chá de água fervente.
7. Malva - Pelargonium graveolens
Adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, pode chegar até 1,5 m de altura se plantada em canteiros, em vasos atinge 50 cm de altura. Cultive-a sob sol pleno.
Possui propriedades repelentes podendo ser utilizada em saches para espantar traças e dar um frescor ao roupeiro ou gavetas.
O gargarejo é utilizado para infecções na gengiva e garganta e o seu chá é calmante da tosse, bom para cistite, nefrite e inflamações do ouvido.
8. Funcho - Foeniculum vulgare
Deve receber luz solar direta o dia todo.Deve ser regado constantemente, não tolera grandes períodos de estiagem.
A colheita deve ser feita 90 dias após o plantio.
Utilizado para má digestão, vômito, enjoos, flatulência, cólicas intestinais, anorexia e tônico geral. Seu uso tópico é utilizado para combater conjuntivites e inflamações na gengiva.
9. Capuchinha - Trapaeolum majus
Deve ser cultiva sob sol pleno, não tolera altas temperaturas e fica mais viçosa no inverno. De uma rusticidade invejável é ótima para iniciantes. A terra deve ser adubada a cada três meses com NPK 10-10-10 mas também vai bem em solos pobres em matéria orgânica. As regas devem ser periódicas quando em vasos e no chão tolera períodos curtos de estiagem.
Toda a planta é comestível, das flores aos frutos. O pó dos frutos secos é um excelente laxante. O chá de capuchinha é expectorante e calmante da tosse além de ser digestiva, depurativa e estimulante.
Beijos de luz e até a próxima!
0 comentários.Clique aqui para comentar.:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!