5

Saudade...traduza se puder!



 Saudade...
 Estou caminhando no ritmo da saudade latente dentro do meu peito, incessantemente eu tento controlar os meus pensamentos e consequentemente os sentimentos gerados a partir das lembranças que insistem em permanecerem na minha memória.
 A palavra saudade é praticamente um enigma, sem tradução em outros idiomas. Atento-me em questionamentos a respeito do que seria de fato, será que conseguimos especificar o que é a saudade?

 Saudade, s.f. Recordação, ao mesmo tempo triste e suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; pesar pela ausência de pessoa (s) querida (s); nostalgia.


 Há quem diga que a palavra saudade origina-se do árabe saudah, porém, a maioria testifica a origem vinda do latim solitate.
 Solitate quer dizer isolamento, solidão e este significado foi conservado em outras línguas como é o caso de soledad em castelhano, solitudine em italiano e solitude em francês.
 Para a palavra saudade não há tradução em qualquer outro idioma e isso faz com que o vocábulo seja único, transformando e vertendo todos os sentimentos envolvidos na ausência, amor e carência.

 

 O dia 30 de janeiro está fadado a carregar o título de Dia da Saudade. Mas pra que um dia destinado a um sentimento que prontamente grita dentro de nós a qualquer momento? Que seja um pequeno movimento de nossas mentes ao recordar-se de um momento... A saudade brota, sem pormenores, sem timidez.


 Saudade

Na solidão, na penumbra do amanhecer
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer

Via você no ontem, no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.

Que saudade...

Mário Quintana



 A saudade é isso, a lembrança e a presença no passado, a falta e a ausência no presente...
 E você, do que tem saudades?



5 comentários:

  1. Todos nós sempre temos alguma saudade! Seja de alguém que já se foi,m seja do que vivemos e assim vamos! Lindo post sobre a saudade! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Minha querida
    Eu tenho tantas saudades...da minha infância,da minha avó,da minha familia e amigos
    que deixei no Brasil,do mar,do mar da minha Bahia...ah...são tantas,doi muito,mas se temos
    saudades porque foi bom o que vivemos. Linda noite e feliz advento! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. tenho saudades de tudo que voce mencionou no post no post seguinte...tenho saudades do foi e do que um dia irá...tento me convencer a cada dia a aproveitar o HOJE...mas isso nao consola muito...mas não há outro caminho a não ser seguir em frente! boa semana, bjo

    ResponderExcluir
  4. Juni,

    Você faz um post normal sobre o tema Natal.Depois no decorrer do dia vai colocando os links de todas as participantes, no final da sua postagem. Elas também colocarão o seu no blog delas. Dessa forma todos se visitam.Besitos

    ResponderExcluir
  5. Passando para visitar as pessoas lindas do amigo secreto.. Será que foi você que tirei? será que foi você que mim tirou? rsrsrsrsrs. ADOREI SEU CANTINHO TUDO MUITO LINDO E ACONCHEGANTE.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações