3

Ética e princípios da Permacultura

Na postagem anterior conhecemos um pouco sobre permacultura e ficamos sabendo que sua composição é feita de 3 éticas e 12 princípios que podemos aplicar não somente na agricultura mas em vários aspectos de nossa vida.

Aqui nesse vídeo falo um pouco sobre minha experiência e contato com a permacultura.


Éticas da Permacultura

1. Cuidar da terra

2. Cuidar das pessoas

3. Cuidar do futuro

Princípios da Permacultura

1.Observe e interaja

"Ao tomar um tempo para se envolver com a natureza, podemos projetar soluções que se adequem à nossa situação particular." David Holmgren

Buscar respostas através da observação muitas vezes encontradas em modelos interdependentes na natureza. Observar o sistema como um todo.

Isso vale para o nosso cotidiano, quando observamos aprendemos muito mais do que quando falamos. Observar a periodicidade da natureza, seus ciclos e como eles funcionam nos ajuda a compreensão de que tudo na nossa vida também é cíclico e que tudo passa.

2. Capte e armazene energia

"Desenvolvendo sistemas que coletam recursos quando eles são abundantes, podemos usá-los em momentos de necessidade." David Holmgren


É necessário entender como a natureza capta e armazena energia para reproduzir os recursos naturais energéticos nas paisagens, no ambiente doméstico, na cultura.

Quando nos atentamos para os modelos naturais de armazenamento de energia, podemos direcioná-los para o nosso dia-a-dia, reduzindo o consumo e repensando a forma de consumir, adquirindo produtos que durem mais tempo e aproveitando as estações de cada alimento.

Por exemplo, quando estamos na safra de milho temos acesso ao alimento com um preço menor, podemos comprar em maior quantidade e armazenar para termos o alimento durante todo ano.

No cultivo dos alimentos o padrão é o mesmo, há épocas de plantio de cada coisa abóbora, milho, mandioca, feijão e há formas de armazenamento para termos acesso a tudo, mesmo não estando na safra daquele alimento.

Adquirir produtos industrializados de qualidade também é uma forma consciente de consumo. Quando compro um sapato de qualidade inferior a tendência é tê-lo por menos tempo que um outro de qualidade melhor. Pago mais, porém, tenho um produto por mais tempo e consequentemente estarei poupando dinheiro. Isso é chamado hoje em dia de minimalismo, você tem menos peças e mais qualidade.

3. Obtenha rendimento

"Em nosso cotidiano pensar nas necessidades de alimentação, abrigo, água desenhando sistemas e organizando nossas vidas de modo a obtermos rendimento através de meios que otimizem a potência de trabalho útil de tudo o que fazemos.Certifique-se que você está recebendo recompensas realmente úteis como parte do trabalho que está fazendo." David Holmgren

Buscar por energia sustentável é uma maneira de obter rendimento por meio do consumo consciente. 

No que diz respeito ao cultivo pode-se pensar na produção de alimentos que possam servir de base da dieta da população local como batata, milho, feijão, mandioca.

Cultivar de espécies rústicas que trazem rendimento e não necessitam de muito cuidado como forrageiras para alimentação de animais ou como compostagem, plantas alimentícias espontâneas, espécies medicinais e madeireiras.

Aumentar a fertilidade do solo com o uso de adubos orgânicos caseiros utilizando cascas de frutas e vegetais, cascas de ovos trituradas, borra de café.

Com o excedente da produção pode-se pensar em comercialização ou troca. Por exemplo, árvores frutíferas produzirão em abundância em determinada época do ano, as sobras servirão para a produção de conservas, geleias e polpas que podem ser vendidas ou trocadas por outros produtos podendo ainda servir como chás, frutas secas e sucos.

4. Pratique a autorregulação e aceite conselhos (feedback)

"Precisamos desencorajar as atividades impróprias para assegurar que os sistemas possam continuar a funcionar bem." David Homlgren

O objetivo do planejamento do sistema de permacultura pode não ser alcançado por inteiro sendo necessário, por muitas vezes, interferências ou manutenção.

Não há nada de errado na intervenção e manutenção de culturas voltadas a agricultura permanente, sendo de muita sabedoria ouvir conselhos, pesquisar com os mais velhos e interagir em outras culturas para o aprendizado sistêmico.

E assim é em todas as áreas de nossa vida. Quantas vezes planejamos e não conseguimos o resultado esperado através daquele planejamento? É necessário voltar, repensar, ouvir pessoas mais experientes e tentar de novo.

5. Use e valorize os serviços e recursos renováveis

"Faça o melhor uso da abundância da natureza para reduzir o nosso comportamento de consumo e dependência de recursos não renováveis." David Holmgren

Devemos fazer o melhor uso de fontes naturais renováveis para o manejo e manutenção das produções, termos a natureza como aliada e pensar no uso apropriado diário relativamente efêmero do sol, das marés, da água e do vento, pois são energias diárias ou sazonalmente renováveis.

Em projetos paisagísticos, com o olhar voltado aos princípios da permacultura, pode-se utilizar diversas árvores, como por exemplo, árvores caducifólias podem ser plantadas para fazerem sombra em prédios, casas ou parques no verão e liberarem a passagem do sol no inverno.

6. Não produza desperdícios

"Se valorizarmos e fazermos uso de todos os recursos que estão disponíveis para nós, nada vai para o lixo." David Holmgren


Simples e objetivo.

Diminuição de desperdício em 5 atitudes:

* Recusar

* Reduzir

* Reaproveitar

* Reparar

* Reciclar

Os 5 "erres" (rs) são famosos e conhecidos mas pouco aplicados em nossa vida cotidiana. Se pensarmos no quanto de dinheiro gastamos com coisas que não precisamos, que não queríamos e que não nos servirá de nada ficaríamos estáticos e surpresos. Seria como pegar uma nota de cinco, dez, ou cem reais e literalmente rasgar e jogar no lixo se compararmos à quantidade de bugigangas adquiridas em lojas de "utilidades" que de nada são úteis.

Compramos por impulso, por moda, por tendência, por influência. Sempre que adquirimos um produto com essas características deixamos de economizar, deixamos de raciocinar com lógica sobre a necessidade daquilo que estamos comprando e na maioria das vezes nos arrependemos depois.

Vale pensar nisso a próxima vez que entrar em uma das novecentas lojas de inutilidades da sua cidade.

7. Projete partindo de padrões para chegar aos detalhes

"Dando um passo para trás, podemos observar padrões na natureza e na sociedade. Esses podem formar a espinha dorsal de nossos projetos, incluindo os detalhes à medida que avançamos." David Holmgren

No momento de pensar no terreno do cultivo ou da construção de uma casa, de um jardim devemos, antes de mais nada, observar o que podemos usar a nosso favor que já exista ali. Inclinação do terreno, sol, vento, umidade, água, fogo.

8. Integrar ao invés de segregar

"Colocando as coisas certas no lugar certo, as relações se desenvolvem entre eles e apoiam umas às outras." David Holmgren


Devemos procurar  harmonia com a natureza e para isso podemos fazer uso de relações simbióticas e cooperativas ao invés de relações competitivas.

Criar galinhas em um ambiente agroflorestal é um bom exemplo de cooperativismo. As galinhas têm alimentos e em contra partida produzem adubo para o solo.

Utilizar espaços entre culturas permanentes para o plantio de alimentos que servirão de base ou cilo para os animais, como feijão e milho entre os carreadores de uma roça de café, laranja ou abacate, por exemplo.

9. Use soluções pequenas e lentas

"Sistemas pequenos e lentos são mais fáceis de manter do que os grandes, fazendo uma melhor utilização dos recursos locais que produzem resultados mais sustentáveis." David Holmgren

Busque por soluções que trazem resultados lentos, mas que podem ser mais eficazes do que a procura por resultados rápidos e imediatos e trazem benefícios a longo prazo.

10. Use e valorize a diversidade

"Diversidade reduz a vulnerabilidade de uma variedade de ameaças e tira vantagem da natureza única do meio ambiente no qual ele reside."  David Holmgren

Não é de hoje que se sabe que a monocultura traz prejuízos a terra. Praticar a policultura é uma forma inteligente de utilização de espaços, tempo e auxílio à terra.

É preciso aprender com a natureza através da relação entre as diversas espécies, enxergando o papel de cada uma naquele local e fazendo uso disto em sua cultura.

11. Use os limites e valorize o marginal

"A interface entre as coisas é o local onde os eventos mais interessantes acontecem. Estes são muitas vezes os elementos mais valiosos, diversos e produtivos no sistema." David Holmgren

Um desenho que percebe o limite como uma oportunidade e não como um problema têm mais chances de sucesso e adaptação.

Por exemplo, aumentando-se a borda entre o terreno e a margem de uma represa pode-se aumentar a produtividade de ambos.

12. Seja criativo e responda às mudanças

"Podemos ter um impacto positivo na mudança inevitável ao observar cuidadosamente, e depois intervir no momento certo." David Holmgren

É necessário que o planejamento da permacultura seja reavaliado constantemente de acordo com os resultados obtidos.

Alguns fatores fora de previsão podem influenciar em resultados não esperados. E tudo bem. Por isso a criatividade se faz necessária para conseguir superar mudanças inesperadas.

Isso se aplica em todos os aspectos de nossa vida e eu diria que, muitas vezes, além de sermos criativos precisamos ligar "nossas antenas" para a intuição e mudarmos o caminho, as metas e todo o desenho que não nos levou aos resultados esperados.

E você, já utilizou um destes princípios em algum aspecto de sua vida? Deixe sua experiência nos comentários e o que você achou dessa postagem.

Beijinhos de luz e até a próxima!






  




3 comentários:

  1. Maravilho post querida! Quanto aprendizado. Bom Domingo! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. NHL Predictions – our free NHL picks 코인카지노 are the place it's at for sports bettors. The extra probably outcome is marked as adverse, indicating that it requires a bigger guess to make money when you guess on the favored choice. In a cash line guess, if a team’s odds are -150, this means they're extra {likely to|more probably to|prone to} win and it will require a guess of $150 to receive a $100 payout if they that they} win. A spherical robin is a series of smaller parlays created from a bigger list of bets.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações