Você sabe o que é um bolo inglês?
Pra muita gente é uma receita normal, de um bolo assado em uma forma retangular. Mas não é!
Vem comigo descobrir como fazer esse bolinho gostoso para o café da tarde.
O bolo inglês surgiu durante a Revolução Francesa, que aliás, os grandes feitos da culinária foram nessa época. O "bolo" na verdade era uma papa de aveia ou cevada com frutas secas e alguma oleaginosa e tinha a função de acalmar a fome antes da ceia de Natal. Bem, então esse é um bolo que ao longo dos tempos foi tendo "cara" de Natal, afinal, ele é do Natal! ;)
Com o tempo essa papa foi ganhando mais consistência e aos poucos outros ingredientes foram sendo colocados na receita inicial, ficando um pouco parecido com pão e tempos depois, se transformando em bolo!
Atualmente a receita leva, além de frutas secas e cristalizadas, raspas de limão, cravo e canela em pó, amêndoas e nozes picadas e uma boa dose de brandy ou whisky. Por que a dose de brandy? Quando o bolo inglês ainda era pão, sua preparação era feita com antecedência e ele era guardado em uma caixa virada de ponta cabeça e, toda semana, borrifavam uma dessas bebidas, utilizadas como conservante. Faziam isso até o Natal, quando era consumido.
Legal não é?
O bolo ainda é tradição nas noites natalinas dos ingleses que muitas vezes oferecem o bolo como um presente! Importante ressaltar que esse bolo SEMPRE é assado em formas retangulares, que recebem o nome de forma para bolo inglês, ok?
Vamos a receitinha? Rápida, fácil e uma delícia para o café dessa tarde!
Bolo Inglês
Ingredientes
- 150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
- 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro;
- 5 ml de extrato de baunilha ou whisky ou brandy;
- 3 ovos;
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de café de canela em pó;
- 1 pitada de cravo em pó;
- raspas de 1/2 limão siciliano
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 1/3 xícara de chá de nozes e amêndoas picadas, frutas cristalizadas e passas.
- Caso não tenha adicionado o brandy ou whisky à massa, você pode fazer uma calda de 1/4 xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Leve ao fogo até formar uma calda rala, retire do fogo e adicione o brandy ou whisky. Jogue por cima do bolo assim que sair do forno.
- Nesta receita não adicionei as frutas e castanhas porque meus meninos não curtem.
- Caso queira adicionar as frutas e castanhas, passe-as na farinha de trigo antes de juntar à massa, para não ficarem no fundo da forma.
- Adicionei à uma parte da massa 1/4 xícara de chá de chocolate em pó 50% peneirado. Despejei na forma a massa branca e em seguida a massa de chocolate, fazendo desenhos com o garfo.
- Polvilhei uma mistura de cacau em pó 100 % com canela em pó sobre o bolo pronto.
Essa receita tem cheiro e gosto de Natal! Mas vale fazer em qualquer época, pois é fácil e deliciosa. As especiarias com o brandy e as raspas de limão casam perfeitamente! E imagina adicionar as castanhas, hummm...
E se você está sem ideia de lembrancinha para os seus convidados na ceia de Natal, esse bolo é uma ótima opção. Em lojas de produtos para festa e culinária existem pequenas formas forneáveis de bolo inglês, super práticas. Você faz uma receita, distribui em diversas forminhas e assa! Embala em celofane com um fitilho e pronto!!! Seus convidados irão amar, tenho certeza.
Adorei a receita e a história do bolo inglês. Vou fazer pro Natal!
ResponderExcluirAbraço!
sonia
Uhmm!! Vou fazer esse fim de semana e te conto!!😘
ResponderExcluirMuito legal a história, mas as fotos não são do bolo inglês, correto?
ResponderExcluirOlá, sim as fotos são do bolo inglês.
Excluir