7

Fruta nativa da Mata Atlântica, dos índios e dos pomares mineiros - Geleia de fruta em botão

Jabuticabas, doces e lindas! 

Tenho tantas memórias de infância com essa árvore, com os frutos. No sítio do meu pai tinha duas jabuticabeiras, não sei precisar a variedade, mas uma era pequenina, doce e suculenta e a outra enorme, docinha também e muito, mas muito carnuda.

Eram tão grandes as árvores que eu subia, brincava nos galhos, me pendurava balançando de um lado para o outro. 

Tempos bons!

Lembro do meu pai deixando a mangueira de água nos pés das jabuticabeiras e ele dizendo: Jabuticaba gosta de água!

Nós plantamos aqui no sítio uma jabuticabeira no ano passado. Ela ainda está pequena, o Luciano comprou de um caminhão de mudas, mas já produziu algumas poucas unidades que tive o prazer de dividir com os pássaros. 

O nome tem origem tupi e quer dizer "fruta em botão." Os índios gostam da fruta in natura e também fermentada, legal isso né? Foi o primeiro fruto indígena a ser introduzido em pomares. Nas fazendas do sul de Minas Gerais e São Paulo era muito comum o costume de se manterem enormes pomares formados unicamente de diversas variedades de jabuticabas.

Verdadeiros jabuticabais, suculentos e doces! Delícia né?!

Tive a sorte de ganhar jabuticabas do nosso vizinho aqui da frente. Fiz muitas receitas além de saborear a fruta in natura tentando relembrar os tempos de infância.

Uma das receitas que fiz foi a geleia de jabuticaba. Sério, fica muito boa, a textura é maravilhosa e o sabor é doce mas equilibrado com a acidez peculiar da fruta, ótima opção para carnes e assados.

Uma sugestão de harmonização dessa geleia é servir com pães, torradas ou sablés salgados. Combina perfeitamente com queijo brie e molhos de carnes vermelhas. Para sobremesas, utilize-a como cheesecake ou acompanhando bolo de maçãs.

Outra sugestão deliciosa é a preparação de um drink, a atraente caipirinha tupiniquim, misturando apenas a geleia, aguardente ou vodka e gelo!

Versátil e deliciosa! 

Vou deixar os ingredientes e te convido a assistir o vídeo onde te ensino a fazer com todos os segredos  essa geleia perfeita!

Geleia de Jabuticabas

 Ingredientes

  • 1800 gramas de jabuticabas higienizadas;
  • 500 gramas de açúcar.

Pessoal, os ingredientes são estes, apenas a fruta e o açúcar, pra não dizerem que não falei, vai água! Assista o vídeo para saber as proporções, pois nem sempre você terá 1800 gramas da fruta, algumas vezes 1500 gramas, ou 1000 gramas ou até 500 gramas.
No vídeo eu te ensino as proporções e o mais importante, o ponto exato da geleia de jabuticaba, que é uma das geleias mais difíceis de serem feitas por conta do ponto.


Espero que gostem e façam! 
Quem fizer volta aqui pra me contar e se puder, me envia fotos para eu colocar nos stories no meu perfil do Instagram. Ainda não segue meu perfil? Clica aqui e segue meu perfil para conferir stories diários da nossa rotina aqui na roça e de tudo que está acontecendo em tempo real!
E se ainda não é inscrito lá no meu canal no Youtube, aproveita o link da geleia e já se inscreve para assistir vídeos toda semana de tudo o que acontece por aqui!

Beijos de luz!


7 comentários:

  1. Juni, eu amo jabuticaba. Na fazenda do meu avô tinha uns 15 pés e verdade isso da água, os mais perto dos regos d'água eram das jabuticabas mais doces e maiores. Já fiz muita geléia de jabuticaba e também licor. Agora descobri por que aqui não tem, pq eram frutas indígenas.Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de lembrança, obrigada por compartilhar! Estou fazendo licor também, quando estiver pronto trago aqui!
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Juni, que lindas fotos e história... Boas recordações e essa geleia deve ficar muito boa! Confesso, nunca provei! Valeu! beijos, feliz dezembro! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Chica, a geleia é muito gostosa!!! Deves provar, se tiver oportunidade.
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Você tem talento, Ju! Também fica muito clara sua superação, um exemplo para mim.

    ResponderExcluir
  4. Os trabalhos manuais e o convívio com a natureza nós sustentam... não é a geleia pela geleia, mas pela ambientação que proporciona a você e aos seus.

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Jabuticaba debaixo da janela do meu quarto de menina tina um pé que na epoca da florada perfumava o amanhecer! Quando me mudei pra minha casa minha primeira providencia foi por na terra a mudinha que ganhei da minha sogra! Ja faz 10 anos e até agora nada de frutas rsrsrssr acho que minha muda é daquelas tradicionais que só vai dar fruta quando for maior de idade (18) anos. Salvei tua receita quem sabe um dia né. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações