3

Lanternas de vidro reciclado

 Sou apaixonada por aquelas lanternas de vidro, as lanternas marroquinas, mas muitas vezes, elas são muito caras. Então, nessas minhas andanças pela net, encontrei várias ideias inspiradoras.
 Lanterna é um objeto destinado à iluminação. A palavra lanterna está em nosso idioma desde o século XIII, lá pelos anos 1200. Claro que o aparelho era muito diferente do que conhecemos hoje, possuindo material transparente ou diáfano disposto ao redor de uma fonte que dava luz por combustão. A palavra lanterna vem do latim lampter, que quer dizer "tocha", do verbo lampein, que quer dizer "brilhar".
 Já a palavra lampião, que é um termo mais antigo, vem do italiano lampione, lâmpada grande. Geralmente constituído de armação de metal ou cerâmica,  com um anteparo transparente,  o vidro, para proteger a fonte de luz, que pode ser uma vela, uma chama abastecida por combustível - querosene ou a gás -, este último mais recente na história, inventado em 1792, ou mesmo vaga-lumes, como era costume na antiga China.
 Antes do surgimento das lâmpadas elétricas, os lampiões eram usados nas atividades noturnas como forma de auxiliá-las e, muitas vezes, eram carregados até nas carruagens (eram os faróis). Hoje ainda são usados em algumas culturas, seja para a iluminação, ou como objeto de decoração (adoro!).
 Algumas lanternas a querosene eram usadas para a sinalização náutica e ferroviária até meados do século passado. Foram as lanternas de sinalização manual do metrô de Nova Iorque que inspiraram o desenhista de quadrinhos Martin Nodell a criar o personagem "Lanterna Verde", junto com o roteirista Bill Finger, em 1940.
 Essa é uma lanterna iraniana antiga:

  Hoje usamos as lanternas a pilha ou baterias quando acaba a energia em nossas casas, ou são usadas em acampamentos e minas.
 O lampião a querosene, como o da foto, é um excelente objeto de decoração em abientes mais rústicos. Eu tenho dois no rancho, um vermelho - que é um charme! - e outro verde.
 Não conheço nenhuma forma de "imitar" as lanternas marroquinas, pois são armações de metal com paredes de vidro.
 Mas, há várias formas de fazer sua lanterna marroquina, ou mesmo lanternas de vidro reaproveitados, que na minha opinião, são um charme.
 Vejam esse modelo que encontrei, é uma imitação maravilhosa das lanternas marroquinas:
 Aqui você encontra o passo-a-passo delas.
 Também encontrei vários outros modelinhos que podem igualmente ser feitos com aqueles vidrinhos lindos de geléia que nós nunca temos coragem de jogar fora.



 Elas ficam um charme no jardim de inverno ou mesmo na varanda. Em um dia de festa é show né?!, ou até em um jantarzinho com os amigos, na mesinha lateral ou formando um arranjo central na mesa.


 Não são lindos? Simples e lindos...
 Outras idéias também podem ser feitas com latas de massa de tomate, ervilha entre outras conservas. Você faz vários furinhos, aleatórios ou não, podendo formas desenhos, coloca uma vela dentro e pronto, fica lindo o efeito. Sente o drama...

 Eu adoro...já fiz destas e aprendi com o passo-a-passo super explicadinho aqui. Confira e faça a sua também, se você também é fan como eu.
 Voltando um pouco nas lanternas de vidro, dentro você pode preenchê-las com várias coisas como sal grosso, areia ou água, usando velas flutuantes, como vimos nas fotos acima e conferimos aqui também:
 *bloganatexcortinas
*joartflores.blogspot
 
 Gente, é isso...espero que tenham gostado das inspirações. Eu vou fazer algumas com uns vidrinhos lindinhos que tenho aqui em casa. Mostro o resultado em outro post.
 Beijinhos em todos!

*Várias imagens foram retiradas da net há tempos e eu não me recordo de onde, por isso, avise-me se for de sua autoria que darei os devidos créditos.*

3 comentários:

  1. Juni,

    Eu também acho lindos esses tipos de lanternas.
    Essas ideias que você nos mostrou são maravilhosas. Tudo diferente do que eu já havia visto.
    Um lindo final de semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. As lanternas marroquinas são lindas mesmo, mas vamos combinar que as adaptações ficaram show também hein ???

    Adorei aquela em dourado, muito linda mesmo, dá vontade de fazer... mas tenho muitos projetos na fila, rsrsrs

    Post de pura inspiração !!!

    Bjus 1000 lindona

    ResponderExcluir
  3. Oi Juni!
    Menina, quanto tempo, hein? estava com saudades e vim correndo retribuir seu carinho. Aqui, tudo lindo!
    Te desejo uma semana feliz!
    Bjs,
    Josi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações